A Menina Poema

Posted on maio 27, 2007. Filed under: Literatura |

A literatura, sendo a arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso, é uma forma de comunicação e compartilhamento de idéias e histórias. Portanto, não poderia ser excluída de um blog cujo intuito é discutir uma forma de se comunicar de maneira alternativa e independente. E como nós não perdemos tempo, escolhemos para a primeira pauta desta seção mostrar o trabalho de Rita Apoena, escritora que teve os seus textos divulgados primordialmente em um diário eletrônico e hoje tem fãs em vários estados do Brasil.

Rita conquistou um considerável número de leitores com suas metáforas e seu ‘jornal das pequenas coisas’. Usando uma linguagem simples e singela, consegue mostrar a vida como você deixou de perceber. Seus dedos transbordam poesia, e os seus poemas exalam seu amor pela natureza, bem como sua crença em um mundo melhor.

Rita Apoena cursou dois anos de Letras na USP, trancou a matrícula e resolveu estudar fotografia no Centro Universitário Senac, onde diz ser o tempo todo estimulada a criar e encontrar sua própria linguagem. Nas linhas que seguem, a doce poetisa fala sobre literatura e a sua forma de fazer poesia.

Quando/como surgiu o interesse pela poesia?
Desde sempre. Das lembranças que tenho da infância, percebo que eu via as coisas de um jeito muito parecido como as que eu vejo hoje. Eu me alfabetizei cedo e por iniciativa própria porque precisava escrever meus poeminhas, quase todos sobre passarinhos em gaiolas. Eu tinha esperança de que as pessoas grandes lessem e não fizessem mais aquilo. Era algo que me tirava o sono, assim como o desmatamento da Amazônia, a extinção dos animais, a fome no mundo etc. A gaiola foi a minha primeira percepção de injustiça e, por conta dela, eu passei a escrever. Como podem ver, comecei com uma literaturazinha totalmente panfletária.

Você pode dizer que a literatura que você faz foi influenciada por algum escritor em especial? Por quê?
Até hoje, não sei dizer a diferença entre influência e identificação. Eu gostaria muito de ser influenciada por Herberto Helder, que é meu poeta preferido. Ou Drummond. Ou Raduan Nassar. Mas nem se eu tentasse a vida inteira, eu seria capaz de escrever como eles. Já o Mário Quintana, desde o primeiro instante que li, foi imediata a identificação. Aliás, o Mário Quintana foi o meu Brad Pitt da adolescência e, quando ele morreu, eu fiquei tão deprimida como se tivesse perdido alguém da própria família. Quiçá, do mesmo planeta. Quando ele morreu, eu me senti muito sozinha.


Como você definiria os seus textos e a sua maneira de fazer literatura?
Eu acho que são simples e despretensiosos, só isso.

O leitor, ao apreciar os seus textos, muitas vezes consegue sentir o seu prazer pela escrita, bem como a sua vontade de viver dela. Qual a sua perspectiva em viver de literatura em um país onde a leitura ainda é precária?

Não tente em casa ou longe de algum adulto (risos). Bem, tenho a meu favor um imenso desapego às coisas materiais. Percebi que a diferença entre ter muito dinheiro e pouco dinheiro é que você compra muitas ou poucas coisas, respectivamente. Claro, além do essencial que todo ser humano tem (ou deveria ter) o direito. Por exemplo, tenho um celular que, quando tiro da bolsa, meus amigos fingem que não me conhecem (risos). Mas está funcionando, ora! Por que vou comprar um celular sem tampa, depois um que abre a tampa, depois um que desliza a tampa, depois um com tampa mágica se o mesmo celular vai me deixar feliz toda vez que um amigo me ligar? Então, eu não tenho ilusão alguma de ganhar dinheiro fazendo (ou tentando fazer) literatura.

A divulgação e publicação do seu trabalho foram feitas somente através da Internet? Como começou todo esse sucesso?
Em 1998, eu criei um diário na Internet, feito em html e atualizado no Front Page. Mostrei apenas a alguns amigos muito íntimos. Foi assim que começou: por culpa de alguns amigos línguas-grandes, que não sabiam guardar segredos. E continua assim, desde então. Um gosta e conta para o outro, eu acho intrigante.

Até que ponto você acha que o surgimento dos blogs e da comunicação alternativa em geral pode influenciar a literatura? Tanto a produção como a leitura?
Assim como surgiram os romances de folhetim, no início do século XIX, eu acho que os blogs de hoje podem dar uma nova roupagem à produção literária atual. No meu caso, o formato blog foi mais do que decisivo nas minhas escolhas. Eu pensei: puxa, ler nesse monitor é muito chato. Eu tenho de encontrar um jeito de dizer tudo o que eu quero dizer em pouquíssimas linhas. E assim fui limando tudo o que eu escrevia, até chegar ao miolo.

Pode-se observar, via Internet mesmo, que o seu número de leitores cresce a cada dia, como você se sente com tudo isso?
Perplexa. Eu juro que não entendo o que tanto o pessoal enxerga nos textos! Daí, eu mesma começo a virar o texto de todos os lados, olho daqui, olho dali, viro de bundinha para cima, ergo o bracinho, fico tentando achar alguma explicação. Eu ainda acho que nem é por conta das palavras que eu escrevo, mas porque sou um pára-raio de gente maravilhosa. Tenho leitores que me acompanham desde o comecinho na Internet, desde os tempos da escola, outros vão chegando e ficando, é assim. Nem é Literatura, é uma grande amizade.

Rita Apoena deverá lançar seu livro até o final do ano. Segundo a autora, ‘É um livro pequeno, de poucas páginas, embora eu esteja escrevendo há quase dois anos. As teclas que eu mais uso são: delete e backspace. Existem duas versões do mesmo livro. Uma, feita para as crianças pequenas, conta com as ilustrações da minha amiguinha Liège, de seis anos. A outra versão, feita para as crianças grandes, tem as ilustrações do meu querido amigo Jay, do Yolk’s Yogurt’.

Você pode encontrar a poesia de Rita em http://ritaapoena.zip.net/index.html.

*Ilustração: Jovan de Melo (Jay), em http://fotolog.com/yolks_yogurt.

Make a Comment

Deixe um comentário

25 Respostas to “A Menina Poema”

RSS Feed for Enformacao\’s Weblog Comments RSS Feed

biaaaaaa
mto massaa msm… texto d introducao tah mtoo bom msm..
e a entrevista nem se fala…

perguntas mto boas, e respostas tb mto massas..

isso q dah juntar pessoas interessantes
;DD

gostei msm! todo domingo to passando por aki ctz!!!

;DD

Grande Bioooota! ;D

Honra comentar aqui no EmFormação!
^^”
Como ex-estudante de Comunicação posso dizer que o texto tá ótimo e olha que fiz cadeira de impresso.. grande merda!haoiuhaoiuha
Quem é jornalista nato faz como você, nem precisa começar a facul pra já tá detonando!

;D

ps: garota de futuro!!!

Simples, simpático e sutil, bem a cara da Bia. (E muito muito gostoso de ler).
Deu muita curiosidade de saber mais sobre a Rita, nem conhecia ela…

Parabéns pela coluna, viu Bia. Espero que tudo dê certo nessa nova fase.

Arrocha!

Beijossssss.

comento desde já!!
o futuro é incerto, mas desde agora, eu digo a você Bia, que seu futuro será brilhante. continuando sempre assim e aprimorando seus conhecimentos na área, seu futo será brilhante, essa publicação é apenas umas das janelas que vc ainda abrirá, um belo exemplo de que possuímos pessoas com grande pontêncial…
bjuusss
de seu amigo

biazinha…
ei fico muito bom…se garantiu..
parabens ae pelo trabalho!!!
introduçao otima…e entrevista com perguntas muito inteligentes tb!!!
boa sorte ao no seu trablho!!!
beijusssss!!!

acho que encontramos a nossa entrevistadora oficial!
parabéns Bia, ficou tudo muito bom, a introdução, a imagem(porque Pequeno Príncipe é PERFEITO), a entrevista.Espero anciosamente a sua próxima postagem!
bjos

texto de introdução mais fofo que já teve por aqui!!

entrevista ótima!

a rita tbm parece ser uam ótima pessoa e escritora.
coninue nos apresentando pessoas assim bia!

caramba =]
adorei a postagem
bem escrita, bem organizada, sem falar no conteúdo.Achei massa o estilo da escritora em questão, não gosto mt de poesia, mas mesmo assim adorei o estilo das respostas dela.
SUCESSO!

É por isso q eu venho no blog … num é por amizade, por consideração … é pelos bons textos … parabens fia!

Manaaaah!!
mataaa d orgulho essa meninaaa!! o/
Toooda a família Ombeira tá mandando os PARABÉÉÉNS pelo sucesso!!

amoo tu!!
=*****

Moça, você é uma jornalista talentosíssima! Sinto-me imensamente feliz de ter dado a minha primeira entrevista na vida (talvez seja a última, também hehe) para alguém tão especial como você. Estou feliz. Muito obrigada por tudo. Ficou lindo e delicado o que você escreveu!

Biaaa, ficou maravilhoso, vc escreve muito bem e a entrevista foi super bacana, simples, direta, enfim…
Nem conhecia a Rita Apoena e vc me trouxe a curiosidade de conhecê-la, jah fui ler algumas coisas dela.
Maravilhosa, as duas.
As postagens são semanalmente?
Agora vou sempre passar por aqui.

Beijo enormeee!

O texto ta muito bom bia…
dei mó valor 😉
continue assim
bjs

Parabéns Biazinha!!!
Quem possui grandes iniciativas sempre aparecem excelentes oportunidades.
Beijão

Nossa pelo jeito a galera escreve muito bem e já anda praticando! Isso q forma um bom Jornalista! Parabéns! Texto simples, leve, super cativante e interessante! Excelentes perguntas, boa introdução e apresentação da entrevistada! Naum conheço muito bem os futuros jornalistas, mas já consigo perceber talentos! Ótimu texto Bia! Excelente idéia essa do blog \o/

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…essa baixinha só n tem tamanho…mas escreve pra caramba!vlw biazinha!!
hehehehehehehehehe……..

Bibiiii! Amei amiga, sempre gostei de entrevistas, mas a sua teve um toque informal e envolvente, em que a gente se sente parte da conversa tb #) É minha jornalista querida.. Você vai longe \o

Sucesso p vc e p gente! Bjo!

Bia, que coisa mais linda seu texto e sua entrevista! Aff, amo literatura e com sua coluna tenho certeza que terei muoito mais motivos p/ ler mais e mais! Parabéns vc se garantiu menina!

Meu deus! Como é que eu pude demorar tanto a ler esse texto?! Confesso que o tamanho me intimidou a ler, por preguiça mesmo. Mas essas muitas linhas passaram tão meigas, como se desfilassem. O texto está ótimo, tanto na construção como no tema. O caráter jornalístico deu um ar tão gostoso e íntimo! E adorei poder conhecer essa escritora tão despretensiosa, a forma como ela fala que escreve lembra a forma tímida que tenho de brincar de escrever! E alguém que tem como identificação Mário Quintana já merece todo o meu agrado! Parabéns Bia, gostei MUITO mesmo do texto!

Há… Posso me gabar de ter tido a honra de ter lido antes, tb intimidada pelo tamanho mas como já havia falado, tá ótimo Bia.. e como disseram aqui em cima: você vai ser nossa entrevistadora oficial! Apesar de eu tempo parecer mais curtinho agora!!!
Abraço… e sucesso menina!

biaaa.. mtoo bom!! confesso q tenho um pouco de preguiça d ler ‘coisas’ na internet e me assustei com o tamanho do texto.. hehe mas como jah tinha lido outro texto teu, fiquei curiosa..
Acabei lendo todoo, adoreeeiii, adorei rita apoena.. nao conhecia, mas jah procurei e li outras coisas dela! Parabeéns pela entrevista!!
=****

como eu já tinha dito, bom texto, bia! 😀

e nada cansado!

d

Grande Beatriz!

Estou emocionado. Realmente, você tem talento e um jeito muito especial de colocar as suas idéias em prática.

Maravilhoso texto, ótima entrevista, excelente resultado.

Parabéns!


Where's The Comment Form?

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...